

Olá, tudo bem?
Criamos esse blog para documentar o processo de desenvolvimento de nossos jogos, começando com “The Catalyst”, um RPG de ação 3D em terceira pessoa desenvolvido em C# com o motor de criação de jogos Unity.
Desenvolver um jogo é um processo árduo e nós aprendemos muito durante os anos que seguimos com essa empreitada. Gostaríamos de compartilhar todo o conhecimento que adquirimos, problemas que enfrentamos e soluções que encontramos com vocês.
Contextualizando narrativamente, The Catalyst se passa na cidade de Polaris, um dos principais centros comerciais, empresariais e tecnológicos de um mundo ficcional. Essa metrópole cyberpunk grandiosa detém muitas empresas, a sede do governo, polos militares e residentes, sendo o lar do protagonista da história e seus companheiros. O jogador tem o poder de moldar o destino desse mundo e de seus personagens.
Em termos técnicos, The Catalyst apresenta quatro grandes desafios: 1) o escopo do projeto, 2) o fato de se tratar de um mundo semi-aberto, com uma cidade funcional que pode ser explorada, 3) as múltiplas escolhas narrativas e, principalmente, 4) as múltiplas possibilidades de gameplay. Um dos grandes diferenciais do jogo é possuir distintos perfis de combate, que podem ser alternados a qualquer momento. Isso aumenta exponencialmente a complexidade das mecânicas e a quantidade de trabalho necessário para elaborar o jogo.
Para lidar com o ponto 1 e 2, foi decidido trabalhar na construção e uso de ferramentas de criação e customização procedural. Para os itens 3 e 4, uma série de ferramentas de controle e gerenciamento estão sendo desenvolvidas. Nossa intenção é compartilhar, em posts futuros, as bases que criamos para lidar com cada um dos problemas e como elas estão sendo utilizadas para compor o mundo de The Catalyst.
Além disso, há muitos outros desafios intrínsecos ao desenvolvimento de um jogo desse tipo, como a inteligência artificial dos inimigos, aliados e NPCs, sistemas e conceitos sistêmicos (como itens, missões, habilidades, veículos e gadgets) e criação de níveis. Em contraste a tudo isso, também temos um projeto paralelo, para dispositivos móveis, o Swimming Poo, que segue em desenvolvimento e apresenta seus próprios e únicos desafios e soluções. Conversaremos mais profundamente sobre todos esses itens em breve!
Por fim, agradecemos o interesse e a curiosidade ao querer saber mais sobre nossos projetos e esperamos que nosso conteúdo seja útil. Fique no aguardo dos próximos posts, iniciaremos nossa jornada em breve!
Um abraço,
Equipe Burndown